Você sabia que existem imobilizações à prova de água??
Pois é, elas existem e permitem tomar banho sem necessidade de forrar o gesso com plástico, crianças podem tomar banho de piscina e etc. Muita comodidade para o paciente!

Primeiro, vamos entender que existem basicamente dois tipos de imobilização. A mais comum e antiga é a imobilização de gesso. O que muitas pessoas não sabem é que também existe a imobilização feita com uma malha de fibra de vidro, mais moderna.


Agora, vamos entender como a imobilização pode ser à prova de água. Nas imobilizações com malha de fibra de vidro, o material não amolece quando é molhado, portanto pode ser colocado na água. Mas nem toda imobilização de fibra de vidro pode ser molhada! Isso ocorre porque antes de aplicar a malha na pele do paciente é colocado um acolchoamento para conforto e esse acolchoamento molhado vai deixar a pele úmida e gerar problemas. Então, foi desenvolvido um material capaz de ser molhado e que tem um sistema de secagem rápida que não mantem a pele molhada! O mais conhecido é vendido no Brasil pela BSN Medical com o nome de Delta-Dry e permite que a imobilização esteja seca em 90 minutos.

Porém, como tudo nessa vida, isso tem um preço. A imobilização é mais cara que a convencional. Caso você se interesse em pagar um valor a mais por essa comodidade pergunte ao seu cirurgião de mão ou ortopedista se existe a disponibilidade dessa imobilização onde ele trabalha!


Comentários recentes