O que é Rizartrose?

Rizartrose é o nome dado pela comunidade médica para a artrose da base do polegar. Muito comum, assim como a artrose do joelho, a rizartrose chega a afetar 10% das mulheres de todo o mundo na 5ª a 6ª década de vida.

Vamos entender primeiro o que é a base do polegar. Nosso punho é formado pelos ossos do antebraço (rádio e ulna) e vários pequenos ossos, chamados ossos do carpo. Um deles merece nossa atenção especial para podermos entender essa doença. O nome desse osso é Trapézio, devido ao seu formato trapezoidal. Ele é o responsável por conectar o polegar ao punho. O trapézio se articula com um dos ossos do polegar chamado metacarpo, como é possível observar na foto. Portanto, a articulação entre eles é chamada carpometacarpal do polegar.
Espaço reservado para texto
Agora que você entendeu o que é a articulação carpometacarpal do polegar vamos entender qual a sua importância e sua relação com a rizartrose
thumb

A articulação carpometacarpal do polegar é muito importante, pois devido ao seu grande arco de movimento ela permite o polegar ser posicionado em muitas posições diferentes, incluindo a capacidade de se opor aos outros dedos. É por causa dessa articulação que o polegar é o dedo mais importante da mão, insubstituível e vital para tantas funções.

Infelizmente, devido a sua grande capacidade de movimento e grande uso no dia a dia é uma articulação mais propensa a ser acometida por artrose. De uma forma simples, artrose nada mais é que uma degeneração da cartilagem presente na articulação que acarreta dor e limitação ao paciente.

Sendo assim, quando há presença de degeneração da cartilagem na articulação carpometacarpal do polegar é feito o diagnóstico de rizartroseNo início a dor é leve e associada aos esforços, e com o passar do tempo vai ficando de maior intensidade e frequência.

E por que logo eu tenho essa tal de rizartrose?

Não fique triste esse problema é extremamente comum e você não está sozinho(a) ou é azarado(a). A rizartrose não tem uma causa única, ela ocorre devido a vários fatores:

  • Predisposição genética: Algumas pessoas tem uma maior facilidade de desenvolver a doença por herança genética, assim como ter cabelos brancos, olhos verdes, pele negra e etc
  • Sexo feminino: Mulheres são mais comumente afetadas que homens
  • Idade: Com o passar dos anos a doença torna-se cada vez mais comum, devido ao uso do polegar ao longo da vida. Inclusive existem estudos mostrando que na época da morte mais da metade da população apresenta algum grau de rizartrose, mesmo que assintomática
1
Articulação normal
Para ajudar no diagnóstico as radiografias são muito importantes.

As radiografias mostram o grau de severidade da artrose ajudando a guiar o tratamento. Além disso ajudam a diferenciar outras doenças que podem causar dor nessa região, principalmente a tendinite de De Quervain. 

Observe ao lado uma radiografia normal e uma radiografia com rizartrose.

Como tratar a rizartrose??

O tratamento sempre começa de forma conservadora, ou seja sem cirurgia. As alternativas são:
  • Mudanças das atividades do dia-a-dia. Ou seja, evitar ou modificar aquelas atividades que causam maior desconforto
  • Uso de órteses. Existem inúmeros modelos no mercado e formam o principal método de tratamento conservador.
  • Infiltrações intra-articulares de corticóides. Em alguns pacientes, essas infiltrações podem dar um alívio bastante duradouro, e nesses casos serem benéficas.
  • Fisioterapia. Várias técnicas fisioterápicas podem ser usadas para alívio dos sintomas.
tshirt-feminina-curso-fisioterapia-42P0M
Sem Título2
Sem Título1
Falando um pouco mais sobre as órteses...

Elas devem ser rígidas, preferencialmente não incluir o punho para restringir muito a função da mão, podem ser feitas sob medida ou compradas prontas nas lojas ortopédicas ou até mesmo na internet. O importante é imobilizar a articulação Carpometacarpal para dar alivio aos sintomas, e devem ser usadas durante as atividades.

Olhe nas fotos diferentes modelos disponíveis na internet, como exemplos.

Contudo, alguns pacientes não tem melhora satisfatória com essas medidas e são candidatos ao tratamento com cirurgia.

Clique abaixo para saber tudo sobre a cirurgia para rizartrose.

error: Conteúdo protegido, caso queira compartilhar algo entre em contato.