Nessa página você irá aprender os exercícios para ganhar ou manter a mobilidade dos dedos, após uma cirurgia ou trauma no punho ou mão.

Esses exercícios devem ser feitos por todos os pacientes que realizaram uma cirurgia para síndrome do tunel do carpo ou após uma fratura do punho!
Sempre devem ser realizadas 5 repetições 5 vezes por dia.
Arrow

O primeiro exercício, chamado de flecha ou "arrow"em inglês, é bem simples. Esticar totalmente os dedos fazendo um formato de flecha. O intuito deve ser sempre conseguir a extensão completa de todos os dedos, caso não consiga sozinho no início, a mão boa poderá ajudar, ate conseguir realizar o movimento ativamente e de forma independente.

O segundo exercício é chamado de mesa, ou "tabletop"em inglês. Deve ser realizada uma flexão de 90 graus da articulação metacarpofalageana, mantendo as interfalangeanas em neutro. De forma mais simples, dobrando a primeira articulação dos dedos, mantendo as outra retas. Quanto mais reto melhor. Formando uma superfície reta como a tampa de uma mesa, como a foto. Sempre visando a execução completa do movimento.

Tabletop
Claw

O terceiro exercício é chamado de garra ou "claw".  É o exato oposto do segundo exercício, nele você deve manter as metacarpofalangeanas extendidas e fletir as interfalangeanas, ou seja, mantem a primeira articulação dos dedos esticada e dobra as outras o máximo possível, tentando tocar a ponta dos dedos a palma da mão. Se necessário a mão boa pode ajudar a mão com dificuldades, até conseguir sozinha.

O quarto exercício chamado de "fist"ou punho. Nesse exercício voce deve dobrar todas as articulaçoes dos dedos para colocar as pontas dos dedos na palma da mão, quanto mais flexão melhor. Como se fosse fazer um punho para lutar boxe. Lembrando novamente que se não for possível fazer o movimento, poderá ajudar com a mão boa a dobrar completamente. Tente manter a posição atingida com o auxílio por alguns segundos e depois retorne a posição inicial. Você perceberá que cada repetição será mais fácil, até conseguir fazer o movimento completo e sem ajuda.

Fist
in and out

O quinto exercício é o "pra dentro e para fora" ou, em inglês,  In-and-out. Consiste em abrir e fechar os dedos e polegar o máximo possível com a mão esticada.

O último exercício parece mais complicado, mas também não tem mistério. Chamado de polegar-ponta, ou "thumb-tip". Muito importante para a mobilidade do polegar, você deverá colocar a ponta do polegar na ponta de cada dedo, um de cada vez. O mais dificil é o quinto dedo, ou dedo mindinho. Fazendo um formato de O.

 

Thumb to tip

Lembre, devem ser realizadas 5 repetições 5 vezes por dia e o intuito deve ser sempre conseguir o movimento completo.

Veja abaixo um vídeo demonstrando os exercícios:

 

error: Conteúdo protegido, caso queira compartilhar algo entre em contato.